Na tarde desta terça-feira, 30, o Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, conhecido como Parque da Lagoa, foi palco de uma mobilização histórica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Em celebração ao Julho das Pretas, mulheres negras marcaram presença em uma dinâmica poderosa que misturou roda de conversa e interatividade, com a condução da professora-doutora da UEFS, Ivy Guedes.

O foco do encontro? Valorizar o protagonismo feminino negro e estimular um debate vibrante sobre empoderamento, saúde e direitos sociais, diante de desafios persistentes. Ivy destacou a importância dessa luta: "Julho das Pretas nasce da necessidade de reivindicação de mulheres negras, americanas, caribenhas, indígenas e latinas, enfrentando o racismo estrutural em áreas como saúde, cultura e educação".

Com sensibilidade, a palestra se transformou numa roda participativa, trazendo à tona o poder da escuta ativa para entender a realidade dessas mulheres e ampliar o diálogo comunitário. “Meu conhecimento dialoga com a experiência delas, criando um espaço de fortalecimento”, resumiu Ivy Guedes.

Jamiley Dias, enfermeira da Academia da Saúde, reforçou a relevância do evento ao destacar o perfil do público, formado majoritariamente por mulheres negras. Segundo ela, o espaço público serve como um verdadeiro posto de promoção da saúde física e mental, mas também de reflexão e empoderamento para a população feminina da cidade.