O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos (PCdoB), declarou nesta sexta-feira (11) seu apoio firme à pauta lançada pelo presidente Lula, que sinalizou intenção de negociar o fim da controversa jornada 6×1 no país. Para Vasconcelos, a mudança é urgente e pode transformar a vida do trabalhador brasileiro.
Em entrevista, o gestor destacou que as novas tecnologias permitem aumentar a produtividade e reduzir a sobrecarga de trabalhadores, o que evita adoecimentos e acidentes no ambiente profissional. “Precisamos de um debate sério pois a jornada afeta saúde mental e convívio com a família”, reforçou Augusto Vasconcelos, enfatizando os impactos sociais da medida.
O próprio Lula, ao participar de um evento no Espírito Santo relacionado à reparação pelas chuvas em Mariana (MG), prometeu sentar à mesa com empresários e sindicatos para discutir a modernização da jornada 6×1 — modelo que exige seis dias de trabalho seguidos de apenas um de descanso, muito criticado por especialistas e trabalhadores.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) idealizada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) quer extinguir esta escala e implantar 36 horas semanais distribuídas em quatro dias de trabalho com três dias livres. A polêmica é grande: enquanto empresários temem aumento de custos, defensores da medida acreditam em melhora da qualidade de vida e geração massiva de empregos.