Durante visita a Juazeiro, no norte da Bahia, e em seguida no Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva soltou o verbo sobre 2026. Ele não descartou a possibilidade de disputar a reeleição, deixando claro que sua candidatura dependerá da necessidade de impedir o retorno de Jair Bolsonaro ao poder.

“Vou completar 80 anos em outubro, e digo: se for preciso para evitar que essa turma do ‘coisa’ volte, eu serei candidato para ganhar as eleições", afirmou Lula, recebendo aplausos efusivos do público. A fala reacende o clima de disputa para 2026 e sinaliza que o petista está disposto a continuar na batalha pela democracia brasileira.

Apesar de ressaltar que ainda é cedo para tratar das eleições, o presidente não escondeu sua determinação. Ele reforçou que, se perceber que o projeto democrático está ameaçado, estará pronto para entrar novamente no ringue político – desta vez, com um discurso forte contra o retorno da direita ao comando do país.

Essa declaração já provoca debates intensos sobre o futuro da eleição presidencial, mostrando que o cenário para daqui a dois anos já começa a ferver no campo político, especialmente no Nordeste, região chave para o PT e onde Lula tem forte base de apoio.