Neste domingo (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca às 16h rumo a Santiago, no Chile, para uma reunião de alto impacto com líderes internacionais. O objetivo principal do encontro, marcado para segunda-feira (21), é discutir o combate às fake news e os perigos da extrema direita que ameaçam democracias pelo mundo.
Chamado “Democracia Sempre”, o evento reunirá figuras de peso, como o chileno Gabriel Boric, o espanhol Pedro Sánchez, o colombiano Gustavo Petro e o uruguaio Yamandú Orsi. Conforme divulgado, a pauta também incluirá a regulação das novas tecnologias, com foco em fortalecer o multilateralismo e a justiça social, pilares da democracia contemporânea.
A reunião segue o fio condutor das discussões iniciadas na 79ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2024 e promete definir propostas estratégicas para enfrentar os desafios globais das informações falsas e da polarização política.
As conclusões do encontro serão levadas para a 80ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, marcada para setembro deste ano em Nova York, nos Estados Unidos, onde os chefes de Estado apresentarão uma frente unificada a favor da cooperação internacional e da defesa dos valores democráticos.