Na tarde desta quarta-feira (30), em uma solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom ao comentar a imposição de uma tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Para Lula, a data marca um “dia sagrado para a soberania do país”.
O pronunciamento veio logo após a cerimônia de sanção da lei que proíbe o uso de animais em ensino, pesquisas e testes com cosméticos, mostrando a forte agenda nacionalista e ambiental do governo. “Hoje eu estou saindo daqui completo”, afirmou o presidente, indicando que o combativo discurso não terminaria ali.
Lula revelou que, após o evento oficial, ainda tinha pela frente uma reunião crucial para “defender outra soberania, a soberania do povo brasileiro”. A declaração expõe a firme postura do governo frente às medidas econômicas agressivas de Washington, e a mobilização em defesa dos interesses do Brasil.
O episódio revela o clima tenso nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, e reforça a imagem de Lula como líder pronto para enfrentar pressões internacionais em nome da nação.