Em uma operação de peso, a Polícia Civil da Bahia, junto com o COPE do Paraná, capturou nesta segunda-feira (29) Matheus Pinheiro dos Santos, o infame "Mahalo", uma das cabeças da criminalidade em Salvador. Conhecido como o Dez de Paus do Baralho do Crime da SSP, ele foi encontrado abrigado em Piraquara, na região do Paraná, longe dos bairros que dominava no Calafate, Fazenda Grande do Retiro e IAPI.

Em sua residência, os policiais apreenderam aparelhos celulares, um caderno recheado de anotações sobre o tráfico de drogas e até um documento de identidade fraudulento. Mesmo distante da Bahia, "Mahalo" continuava mandando e desmandando nas ações violentas da organização criminosa, arquitetando ameaças, ataques e até instalando câmeras para vigiar tanto rivais quanto a polícia.

O líder do tráfico acumulava três mandados de prisão preventiva em aberto, incluindo um por envolvimento direto em um brutal triplo homicídio ocorrido em dezembro de 2019, que vitimou três jovens na disputa sangrenta por territórios do narcotráfico em Salvador. Agora, detido no Paraná, ele aguarda transferência para responder à Justiça baiana pelos crimes que cometeu.

Batizada de "Operação Sinaloa" por causa da simbologia mexicana usada pelo grupo nas redes sociais, a ação policial expôs o poder e a estrutura organizada dessa facção. A utilização da bandeira do México como símbolo reforçava o domínio territorial e a comunicação interna da quadrilha sob o comando de "Mahalo".