Um levantamento do Datafolha divulgado nesta sexta-feira (1º) revela que a maioria dos brasileiros apoia as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso da tornozeleira eletrônica. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados concordam que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu corretamente ao tomar essas decisões.
Além disso, o mesmo percentual de 55% acredita que Bolsonaro tinha a intenção de deixar o país antes de ser julgado pelo STF, em um processo que envolve sua responsabilidade na tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022. A opinião pública demonstra, assim, forte receptividade às ações do judiciário para garantir a ordem democrática.
A pesquisa Datafolha, realizada nos dias 29 e 30 de julho, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados confirmam um cenário de aprovação majoritária às medidas restritivas aplicadas ao ex-presidente, que seguem repercutindo em todo o país.
Com todo o Brasil de olho, as decisões do STF comandadas por Alexandre de Moraes ganham respaldo popular, reforçando o embate político e judicial que permeia o cenário pós-eleições de 2022.