Cruz das Almas acaba de dar um salto histórico na sua economia com a confirmação da instalação da nova unidade do Grupo MK, dono das marcas Mondial e AIWA. O anúncio aconteceu em São Paulo, durante assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura e os cofundadores Giovanni M. Cardoso e Alberto Baggianni, na sede da empresa, com o prefeito Ednaldo Ribeiro e sua comitiva presentes. São R$ 45,7 milhões previstos para investimentos e até 1.400 empregos diretos a serem gerados durante o projeto.

A fábrica vai nascer no terreno de 200 mil metros quadrados do DICA 2, cedido pelo município estrategicamente na BR-101, com início das obras entre outubro e novembro. A primeira fase deve ficar pronta até o fim de 2026, com foco inicial na fabricação de fornos elétricos e climatizadores, produtos que vão impulsionar ainda mais a indústria local.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, a chegada da Mondial é um divisor de águas para Cruz das Almas: “É um marco histórico e um passo gigante para o desenvolvimento econômico da cidade. Estamos falando em vida nova para nossos jovens, mais renda circulando e oportunidades de emprego digno, perto de casa.” O município também ofereceu isenção de IPTU para favorecer o projeto, enquanto o presidente da Câmara, vereador Euricles Neto, destacou a confiança da empresa no trabalho sério da gestão e sua importância para o futuro da cidade.

O Grupo MK escolheu Cruz das Almas por estudos que apontaram a cidade como estratégica, por sua infraestrutura e mão de obra qualificada, reforçando o papel do município como polo atrativo para grandes investimentos. A fábrica da Mondial chega para acelerar o desenvolvimento sustentável e colocar Cruz das Almas em destaque no cenário estadual e nacional.