O Dr. Rui Pascoal Ramos, oftalmologista mais antigo em atividade na região de Valente, faleceu de maneira repentina no último sábado (26), aos 84 anos. Reconhecido pela devotada carreira dedicada à saúde ocular da população local e cidades vizinhas como Feira de Santana, ele era uma verdadeira referência para a comunidade.

Segundo relatos de testemunhas ao site parceiro Calila Notícias, o médico passou mal durante o atendimento em seu consultório, o Instituto Oftalmológico Rui Pascoal (IORP), em frente ao Hospital Municipal José Mota Araújo. Rapidamente foi socorrido por colegas, mas não resistiu. A suspeita inicial aponta para um infarto fulminante, que deve ser confirmado por exames.

Mesmo aos 84, Dr. Rui mantinha uma rotina intensa: atendia em Feira de Santana nos três primeiros dias da semana e em Valente nos demais dias, incluindo sábados. Recentemente, ele havia procurado um cardiologista por dores no peito, e os exames na sexta não mostraram anormalidades, com novos exames agendados para poucos dias após sua morte.

Nascido em Valente e sobrinho do ex-prefeito João José de Oliveira, Dr. Rui construiu uma carreira sólida desde os anos 1970, sempre fiel às suas raízes. Conhecido pela simplicidade e grande compromisso com a saúde da população, ele deixa uma marca de respeito e carinho na região. O velório acontece na Fazenda Pai Neném, e o sepultamento está marcado para as 10h do domingo (27).