Na manhã desta quarta-feira (23), a ‘Operação Vértice Zero’ sacudiu o distrito de Caraíva, em Porto Seguro, tirando de circulação fuzis e desbancando criminosos fortemente armados. A ação integrada, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia e envolvendo Polícias Federal, Militar, Civil e Força Nacional, cumpriu oito mandados de busca e apreensão direcionados a suspeitos ligados a assassinatos, tráfico de drogas e ocupação ilegal de terras indígenas.
Durante as incursões, dois suspeitos reagiram à prisão com tiros e acabaram feridos em confronto direto com os policiais. Além deles, três pessoas foram detidas em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de entorpecentes. Entre as armas apreendidas estava um rifle calibre 22, além de dois fuzis retirados do poder dos criminosos.
Os agentes também encontraram materiais usados na venda de drogas, incluindo um tablete de maconha, papelotes, pinos de cocaína e celulares, evidenciando a atuação do grupo no comércio ilegal. A operação reforça o combate ao crime organizado e a proteção dos direitos dos povos indígenas ameaçados pela ocupação ilegal.
“Seguiremos unindo esforços contra o crime organizado, com o trabalho incansável de preservar a proteção e os direitos aos povos originários”, afirmou o delegado Diego Gordilho, da Polícia Federal de Porto Seguro, destacando o compromisso com a segurança na região.