Em agosto, mês dedicado ao fim da violência contra a mulher, ganha força a Operação Shamar, que significa cuidar, proteger e vigiar. A iniciativa mobiliza cerca de 50 mil agentes em 2 mil municípios do Brasil para enfrentar a violência doméstica, familiar e o feminicídio, chegando com tudo até o dia 4 de setembro.
A operação é uma homenagem aos 19 anos da Lei Maria da Penha, que será celebrada no próximo dia 7, e traz uma força-tarefa para acelerar o atendimento às mulheres em situação de risco. Medidas protetivas, mandados de prisão e denúncias feitas pelo Ligue 180 receberão atenção especial, garantindo respostas mais rápidas e eficazes em todo o país.
Com um orçamento de R$ 2 milhões, o Ministério das Mulheres investe no custeio de ações policiais e em campanhas educativas para prevenir a violência de gênero. A intenção é fortalecer a conscientização da população, informar sobre direitos e incentivar denúncias para romper o ciclo de abusos que ainda atinge milhares de mulheres.
A Operação Shamar é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e conta com apoio de diversas instituições, como o sistema de justiça, polícias dos 27 estados, corpos de bombeiros e guardas municipais. Alinhada ao Programa Mulher Viver sem Violência, a ação busca ampliar serviços e dar visibilidade às políticas públicas que protegem as mulheres em todo o país.