Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Federal, com o apoio do GAECO/BA, lançou a operação Segunda Camada para desarticular uma complexa rede de fraudes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias. A ação mira diretamente um esquema estruturado para abrir contas com documentos falsos e solicitar empréstimos fraudulentos.

Essa etapa da investigação é continuidade da operação “Fake Front”, deflagrada em maio, que revelou a abertura de 21 contas fraudulentas nas agências da Caixa em Feira de Santana e Brasília. O golpe já provocou um prejuízo superior a R$ 1 milhão aos bancos, expondo a magnitude do crime.

As apurações apontaram uma verdadeira “segunda camada” do esquema, composta por integrantes que ofereciam suporte às fraudes, incluindo um policial civil e pessoas responsáveis por cooptar gerentes de bancos. Estes últimos facilitavam o acesso a informações sigilosas e ajudavam a burlar os controles bancários, ampliando o poder da quadrilha.

Hoje, as autoridades cumprem quatro mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas em Feira de Santana, além da suspensão de um gerente bancário e o bloqueio financeiro das contas envolvidos, todos determinados pela Justiça Federal local. A Corregedoria da Polícia Civil também acompanha a operação devido à participação policial no esquema. Os investigados devem responder por associação criminosa e estelionato.