Na tarde desta segunda-feira (21), uma operação policial impactante abalou o comércio ilegal de animais em Feira de Santana. Guarnições da Coppa conseguiram apreender 210 aves silvestres, entre cardeais, canários-da-terra, trinca-ferros, sabiás-laranjeiras, papa-capins e azulões, todos mantidos sob condições precárias em gaiolas na conhecida “Feira do Rolo”. A ação resultou ainda na detenção de sete homens envolvidos no crime ambiental.
Durante a Operação Intensificação, que tem como foco o combate à exploração ilegal da fauna, os policiais flagraram parte das aves abandonadas no local, denunciando o descaso e maus-tratos cometidos contra essas espécies protegidas. Além dos animais, foram apreendidos cinco celulares e a quantia de R$ 1.074 em dinheiro, reforçando a gravidade do comércio irregular na região.
De imediato, as aves foram encaminhadas ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde estão recebendo os cuidados essenciais para sua recuperação, com a esperança de que possam, em breve, voltar à natureza de onde foram retiradas ilegalmente. A operação é um passo importante para fortalecer a fiscalização e a conservação do meio ambiente em Feira de Santana.
Essa ação reforça a luta especialmente das autoridades locais contra o tráfico de animais silvestres e evidencia a necessidade de maior atenção e penalização aos crimes ambientais que ainda ocorrem na Bahia, com impacto direto na biodiversidade e no equilíbrio ecológico regional.