Os portos do Brasil alcançaram uma marca inédita nos primeiros cinco meses de 2025, registrando o maior volume histórico de carga movimentada — 532 milhões de toneladas, um crescimento de 0,8% sobre o recorde anterior, de 2024. Este salto, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), confirma a consolidação do país como gigante da logística global.

O Ministério dos Portos e Aeroportos atribui esse desempenho à combinação de políticas públicas eficazes, investimentos robustos em infraestrutura e o vigor da produção agropecuária, que impulsionam o fluxo nos terminais portuários. O ministro Sílvio Costa Filho destacou que as estratégias de expansão e descentralização foram decisivas para esse avanço significativo.

Em maio, os portos movimentaram 118,4 milhões de toneladas — o maior volume já registrado para o mês, refletindo a terceira alta consecutiva e um aumento de 7% em comparação com maio de 2024. Uma atração à parte foi o Porto de Rio Grande, que saltou 47% em carga movimentada após superar os efeitos das enchentes de 2024. Além disso, o crescimento constante na movimentação de contêineres é outro destaque, com 7% de aumento nos primeiros cinco meses de 2025, seguindo o salto de 20% registrado em 2024.

Para sustentar essa escalada, o governo prepara uma série de leilões estratégicos para 2025, incluindo a concessão do terminal Tecon Santos 10, que promete ampliar a capacidade do maior porto do país em 50%. Também está agendado para setembro o histórico primeiro leilão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, medida que poderá ser estendida a Santos, Bahia, Itajaí e Rio Grande, permitindo operação de navios ainda maiores. Entre 2023 e 2025, 22 leilões já atraíram R$ 12 bilhões em investimentos privados, e até 2026 a meta é alcançar 60 leilões e R$ 30 bilhões, um salto impressionante cinco vezes maior que o período anterior.