Portugal deu o primeiro passo oficial para reconhecer o Estado da Palestina, anunciou nesta quinta-feira (31) o governo do país. O movimento alinhado a nações como Reino Unido, França e Canadá surge em um momento crítico, marcado por uma crise humanitária alarmante na Faixa de Gaza, onde a população sofre com a escassez de alimentos e a restrição de ajuda.

No comunicado, o premiê português destacou que diversos países com os quais Portugal tem diálogo demonstraram interesse em acelerar o processo de reconhecimento palestino, reforçando uma posição diplomática inédita e sensível ao atual cenário de conflito na região.

O histórico conflito entre Israel e Palestina, que já se arrasta por mais de sete décadas, chega a um novo capítulo dramático com uma escalada no número de mortes causadas pela fome entre os habitantes de Gaza. A severa limitação da assistência humanitária, imposta por Israel, agrava ainda mais a crise.

Ao dar início a esse processo internacional, Portugal se posiciona no epicentro de uma delicada batalha diplomática, na qual o reconhecimento do Estado palestino ganha força em meio a um contexto de fragilidade e urgência humanitária.