Chegando em Fortaleza com força total, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o vice e secretário de Educação, Pablo Roberto, marcam presença no Seminário Nacional pela Alfabetização, evento de peso que reúne líderes, especialistas e gestores educacionais de todo o Brasil até esta quinta-feira (7). Em pauta, o debate essencial sobre como garantir que as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo – uma prioridade clara para a Prefeitura de Feira de Santana.
O seminário, que atraiu mais de 12 mil participantes on-line e cerca de 460 presenciais, como prefeitos, secretários e pesquisadores, oferece uma programação robusta de palestras, mesas-redondas e debates sobre temas cruciais como formação de professores, avaliação em larga escala, gestão e inclusão educacional. Feira de Santana chega a esse palco reforçando seu compromisso com a qualidade da educação básica, especialmente nos primeiros anos escolares, após participação já iniciada em outras atividades da rede.
Para José Ronaldo, o futuro do município está enraizado na educação: “Estar aqui, entre grandes lideranças nacionais, reafirma nosso compromisso de alfabetizar nossas crianças na idade certa. Essa é uma prioridade que nos move”. Pablo Roberto ressalta que o momento é de ouvir e articular estratégias inovadoras e eficazes, mirando resultados concretos para o público municipal: “Alfabetizar cedo é dar dignidade e abrir portas para as gerações futuras”.
O Seminário é uma iniciativa da Aliança pela Alfabetização, formada por grandes instituições nacionais como Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Instituto Natura e CAEd, com presença confirmada do ministro da Educação, Camilo Santana, mostrando que a alfabetização стала pauta central em âmbito nacional – e Feira de Santana não está para ficar de fora dessa revolução educacional.