O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chamou a atenção ao usar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar um verdadeiro tour entre os bastidores do mercado financeiro no primeiro semestre de 2025. Foram sete viagens oficiais, intermediando encontros com líderes bancários e executivos, espalhados entre São Paulo, Nova York e Lisboa.

Os dados obtidos pela FAB revelam um roteiro intenso entre abril e julho, iniciado por eventos em São Paulo, cidade que concentrou a maior parte das agendas. Motta se reuniu com representantes de peso como o banco Safra, a Esfera Brasil e a Associação Comercial de São Paulo, além de participar de seminários promovidos por veículos influentes como Valor Econômico, O Globo e a rádio CBN.

O dia 19 de maio foi especialmente movimentado para o chefe do Legislativo. O presidente da Câmara participou de encontros com CEOs ligados à Federação Brasileira dos Bancos e à Confederação Nacional das Instituições Financeiras, almoçou com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo e ainda marcou presença em uma conferência do Centro de Debate de Políticas Públicas. Para fechar, participou de um jantar exclusivo na casa do ex-governador João Doria, organizado pelo grupo Lide e que reuniu 50 empresários e autoridades políticas.

Além do roteiro nacional, as viagens de Motta cortaram o Atlântico. Em maio, ele desembarcou em Nova York para um debate com líderes empresariais, e em julho marcou presença no Fórum Jurídico de Lisboa, conhecido como "Gilmarpalooza", evento de peso organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Durante esses deslocamentos, a comitiva do presidente da Câmara chegou a incluir até 12 passageiros, embora os nomes permaneçam sob sigilo da FAB, que só divulgou os itinerários e horários dos voos.