Uma organização criminosa especializada em fraudes virtuais foi desmontada pela Polícia Civil da Bahia, em uma operação que abalou a cidade de Feira de Santana nesta segunda-feira (21). A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos local (DRFR/DEIC – 1ª Coorpin) deu cumprimento a dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, neutralizando um esquema que atuava em todo o Brasil.
As investigações revelaram que o grupo mantinha um verdadeiro “call center” do crime em um apartamento de alto padrão no bairro Kalilândia, alugado por expressivos R$ 6 mil mensais. Era ali que os golpistas organizavam a fraude, oferecendo falsamente produtos de marcas consagradas como relógios, joias, roupas e perfumes por valores acessíveis no atacado.
O principal alvo da quadrilha eram lojistas e microempreendedores de diversas regiões brasileiras, que após realizar o pagamento das mercadorias, eram bloqueados e nunca mais recebiam as compras. Desde 2021, a organização vinha causando prejuízos a centenas de vítimas em estados como Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e vários municípios baianos.
Embora não existam vítimas diretas em Feira de Santana, a DRFR identificou movimentações suspeitas na cidade, localizando a base do bando através de um trabalho de inteligência dedicado. A operação continua em curso, com dois mandados ainda sendo cumpridos em pontos diferentes da cidade.