O Governo Federal está injetando uma quantia histórica de R$ 366 bilhões nos nove estados do Nordeste, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com foco em saúde, educação, habitação e geração de renda, os recursos reforçam o compromisso do país em reduzir as desigualdades regionais, promover serviços públicos de qualidade e garantir mais direitos e dignidade aos nordestinos.
A educação desponta como uma das prioridades do governo: mais de 1,5 milhão de estudantes são beneficiados pelo programa Pé-de-Meia, que oferece auxílio financeiro a jovens do Cadúnico para garantir a continuidade escolar. Novos Institutos Federais estão sendo instalados para ampliar o ensino técnico e superior, abrindo portas para o futuro da juventude da região.
Grandes avanços também são visíveis na saúde: somente em 2024, o programa Farmácia Popular alcançou 1.489 municípios, enquanto o Mais Médicos foi reforçado e o Programa Nacional de Alimentação Escolar recebeu repasses ampliados em todos os estados. No setor habitacional, milhares de moradias do Minha Casa, Minha Vida chegaram ao Nordeste, proporcionando alento e conforto a milhares de famílias.
A obra mais emblemática é a Transposição do Rio São Francisco, um marco da engenharia nacional. Com investimentos superiores a R$ 12 bilhões, esse projeto gigantesco, conduzido pelo Ministério da Integração, garante água para 12 milhões de moradores do agreste e sereno nordestino. São grandes canais e estações de bombeamento que levam água do “Velho Chico” para onde a seca castigava com rigor. Ao alimentar rios, açudes e comunidades, ela não apenas combate a seca, como transforma o sertão em uma região produtiva, gerando renda, segurança hídrica e diminuindo o êxodo rural.