O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou um decreto que inaugura o “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil” no coração da cidade, conforme publicado neste 22 no Diário Oficial. O novo trajeto começa na Rua 1º de Março, entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor, e segue até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.

O circuito será aberto aos blocos autorizados pela Riotur e pela Secretaria Municipal de Cultura, seguindo um planejamento anual que visa garantir a continuidade do carnaval de rua no centro da cidade. A homenagem à cantora vem em reconhecimento ao papel decisivo de Preta Gil para a retomada dessa tradição cultural, transformando o espaço urbano em um palco de cidadania e festa popular.

Preta Gil faleceu neste domingo (20), em Nova York, aos 50 anos, vítima de câncer no intestino. Filha do renomado músico Gilberto Gil, ela deixou um legado importante no carnaval carioca desde que fundou seu bloco, em 2009 – uma das expressões mais marcantes da festa na capital fluminense, reunindo milhões de foliões. Além de cantora, Preta era empresária e sócia da agência digital Mynd.

A família ainda não definiu a data para o retorno do corpo ao Brasil, mas confirmou que o velório será realizado no Rio de Janeiro, sua cidade de alma e palco das maiores celebrações que ajudou a revitalizar.