As ruas da Bahia estão cada vez mais seguras para quem depende do transporte coletivo. A Polícia Militar, com seu trabalho ostensivo, junto à inteligência afiada da Polícia Civil, conseguiram uma redução impressionante de 53% nos roubos a ônibus no primeiro semestre de 2025. Isso representa 231 casos a menos, comparando com o mesmo período do ano anterior.

De janeiro a junho, os registros caíram de 433 para 202 ocorrências, segundo dados oficiais. O destaque fica para o Batalhão Gêmeos, comandado pelo tenente-coronel Carlos Emiliano, que atribui o sucesso à atuação integrada com a Polícia Civil. Segundo ele, a parceria com o sindicato dos motoristas e as empresas de ônibus também foi crucial, além do reforço no motopatrulhamento e blitz nos horários de pico para inibir a criminalidade.

Os resultados se mostram ainda mais concretos quando olhamos para os números de prisões: 62 pessoas flagradas em crimes, 82 suspeitos levados para delegacias e 11 menores apreendidos só neste semestre. As forças policiais ainda arrebanharam quatro armas de fogo e 12 armas brancas em circulação dentro dos coletivos, garantindo mais proteção para a população.

Do lado da Polícia Civil, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (Derrc) mantém uma atuação diária, focada em investigar e desarticular quadrilhas. O delegado Cleandro Pimenta reforça que a cooperação com a PM, Guarda Municipal e empresas do setor resultou nessa queda significativa. Um verdadeiro trabalho em equipe que traz mais tranquilidade para os passageiros baianos.