Prepare-se para mergulhar no universo fascinante do samba rural feirense com o lançamento do documentário “Batuques da Fêra”, marcado para o dia 5 de agosto, no Museu Casa do Sertão, dentro da Uefs, às 18h30. Dirigido por Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio, o filme é uma homenagem ao mestre Bel da Bonita (in memorian), fundador do grupo Africania, que percorre a cidade para revelar quatro grandes nomes do samba local.

O documentário apresenta encontros intensos com mestres como Cláudio Costa, dos Angoleiros do Sertão; Chica do Pandeiro e Guda Quixabeira, da Quixabeira da Matinha; e Luizinho dos 8 Baixos, do Samba da Praça do Tropeiro. Cada um com sons únicos: da sanfona de 8 baixos que marca uma experiência rara, aos instrumentos inventados por Cláudio, passando pelos emocionantes "Bois de Roça" da Quixabeira da Matinha, o filme descortina uma diversidade cultural vibrante e pouco valorizada no cenário oficial e midiático.

Os diretores afirmam que o objetivo é acabar com o mito de que Feira de Santana não tem cultura significativa. “Queremos que o filme circule em festivais e que estudantes das escolas públicas passem a conhecer essa riqueza”, destaca a parceria já fechada com o Museu Casa do Sertão, que vai exibir o documentário semanalmente para ampliar o sentimento de orgulho local.

Com 23 minutos de duração, “Batuques da Fêra” terá também pocket show com Daniel da Quixabeira e Ramiro Barbosa no lançamento. A entrada é gratuita — um convite imperdível para quem deseja vivenciar o autêntico samba rural da região!