Feira de Santana vive uma semana dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com o Centro Municipal de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva na linha de frente. De 4 a 8 de agosto, a instituição promove ações para alertar professores, familiares e comunidade escolar sobre a urgência do diagnóstico precoce e de abordagens pedagógicas que acolham de verdade os estudantes que enfrentam esse desafio.
Na quinta-feira (7), dia reservado para formação dos professores, duas rodas de conversa estremeceram o ambiente: uma no período da manhã com educadores do Centro e das escolas municipais, e outra à tarde com parentes dos alunos acompanhados. O objetivo foi abrir espaço para debates que rompem com o tabu da desinformação, ressaltando que a desatenção não é falta de esforço, mas uma barreira real que exige empatia e suporte.
“Queremos ampliar um olhar humano para nossas crianças e jovens que enfrentam muitas dificuldades em campo escolar. Sensibilidade e informação andam juntas para que eles sejam compreendidos e não rotulados,” explica Paula Costa, pedagoga do Centro. O número crescente de diagnósticos e suspeitas do transtorno levou o time pedagógico a estruturar uma programação que vai além do comum, incluindo estudos de caso, troca de experiências e rodas de escuta.
O Centro não para na conscientização: oferece acompanhamento psicopedagógico, orienta famílias e prepara educadores para modernos métodos inclusivos. “Nosso compromisso é garantir que esses estudantes aprendam e se sintam parte da escola e da sociedade,” diz Vanuza Pinto, professora e pedagoga do Centro, que reforça a importância do vínculo entre escola e casa na luta contra a exclusão escolar. As atividades seguem até sexta-feira, focadas em qualificar a equipe para enfrentar os desafios da educação inclusiva.