Com a expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes e gerar R$ 650 milhões em negócios, a SuperBahia 2025 deu o pontapé inicial nesta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Salvador. Esta é a 14ª edição do evento, que segue até sexta-feira (8), consolidando-se como a maior feira de varejo de alimentos da região Norte e Nordeste. Organizada pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), conta com o apoio do Sindicato dos Supermercados e Atacados do Estado da Bahia (Sindsuper) e do Governo do Estado.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o impacto econômico da feira, que reúne 200 empresas nacionais e internacionais. Para ele, a iniciativa fortalece o mercado interno baiano frente a desafios externos, como a nova taxação dos EUA sobre produtos brasileiros. “Esse evento demonstra nossa força e o compromisso do governo com o desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, além de fomentar o turismo”, afirmou.

O Governo do Estado marca presença com a Vila da Agricultura Familiar, onde 43 empreendimentos da agroindústria local expõem seus produtos em um empório exclusivo, facilitando negócios com os supermercadistas. O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou que esses alimentos chegam para integrar as gôndolas dos supermercados, fruto de políticas públicas que valorizam a produção baiana. Já o diretor da União das Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia (Unicafes), Ícaro Rennê, ressaltou a importância do evento para apresentar a diversidade e qualidade dos produtos locais, como mel, cervejas artesanais e frutas desidratadas.

Além da exposição, a SuperBahia 2025 oferece mais de 20 palestras focadas em “Varejo Inteligente: Tecnologia e Consumo”, abordando temas como inteligência artificial e Internet das Coisas aplicados ao comércio varejista. A Caravana #PartiuSuperBahia, em sua terceira edição, reúne cerca de 500 supermercadistas de 24 municípios baianos, ampliando a capacitação e os negócios. No aspecto social, o evento apoia o Programa Bahia Sem Fome com arrecadação de alimentos, compromisso da Abase em dobrar as doações recebidas. Internamente, destaca-se a redução do ICMS sobre pescados de 20,5% para 12%, medida que favorece preços e margem de lucro no setor.