O Sistema Único de Saúde (SUS) reforça o compromisso com o cuidado integral às pessoas com diabetes, garantindo desde o diagnóstico até o tratamento especializado conforme o quadro de cada paciente. A porta de entrada é a Atenção Primária à Saúde, que promove o acompanhamento contínuo por equipes multiprofissionais dedicadas ao controle da doença.
Atualmente, o SUS disponibiliza uma variedade de insulinas: humanas NPH e regular, além das modernas insulinas análogas de ação rápida e prolongada, sem esquecer os medicamentos orais e injetáveis que auxiliam no controle do diabetes mellitus. Este conjunto garante aos pacientes um tratamento personalizado e eficaz.
Agora, o sistema público dará um passo importante ao adquirir tecnologia para produção desses medicamentos diretamente de uma farmacêutica indiana. Essa ação promete otimizar a oferta, reduzindo custos e ampliando o acesso das pessoas que vivem com diabetes em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do SUS em ampliar a oferta de medicamentos essenciais e promover a inovação na saúde pública brasileira, assegurando que os diabéticos tenham um atendimento cada vez mais qualificado e acessível.