A surpreendente venda da Meddi, gigante feirense da saúde e detentora da marca IHEF, para o poderoso grupo Alliança Saúde Participações S.A. por incríveis R$ 252 milhões tem gerado forte repercussão em Feira de Santana e toda Bahia. A operação anunciada na última segunda (14) aponta para uma nova era no setor da saúde privada regional, movimentando cifras bilionárias e o interesse do mercado nacional.
Fundada oficialmente em 2012, mas com filiais que remontam aos anos 90, a Alliança Saúde se espalha por todo o Brasil, com unidades em importantes cidades como Belo Horizonte, Vitória e Salvador. Seu capital social ultrapassa a marca de R$ 1,1 bilhão, com mais de 152 milhões de ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), mostrando o berço financeiro sólido por trás do negócio.
Entre os sócios da Alliança está o influente empresário baiano Nelson Sequeiros Rodriguez Tanure, natural de Salvador, que detém ainda participações em grandes empresas como Light, Gafisa, PRIO e TIM Brasil. A empresa, que passou por reestruturações significativas nos últimos anos, inclusive mudando seu foco para medicina diagnóstica após retomada pelo empresário, vem se recuperando dos percalços financeiros que derrubaram suas ações em 2023.
Dados recentes de 2025 apontam para uma recuperação impressionante: prejuízos cortados em 75%, lucro aumentando 9,4% e uma redução marcante nas despesas financeiras e administrativas, na casa dos 40% e 33%, respectivamente. Este novo capítulo da Alliança Saúde, agora com a Meddi no portfólio, promete impactar profundamente o cenário da saúde em Feira de Santana, abrindo caminho para investimentos e expansão no setor.