O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) atinge impressionantes 64 milhões de pessoas anualmente, representando uma ameaça crescente especialmente para idosos e adultos com doenças crônicas. Desde o início do ano, os casos de VSR estão em alta, desencadeando quadros graves de pneumonia em grupos vulneráveis, alerta a consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Rosana Richtmann.
“Estamos diante de uma tendência preocupante que pode agravar a saúde da população com mais de 60 anos, que frequentemente apresenta múltiplas comorbidades. É fundamental que, além da vacinação contra a gripe, essa camada da população volte sua atenção também para a imunização contra o VSR”, enfatiza Rosana, destacando a urgência de ampliar a proteção contra esse vírus silencioso, mas letal.
O aumento dos casos de VSR nos primeiros meses do ano reforça o chamado para que as autoridades de saúde priorizem campanhas de vacinação e estratégias de prevenção para evitar colapsos no sistema de saúde, sobretudo durante as temporadas de inverno e surto.
Com a vulnerabilidade dos idosos e portadores de doenças crônicas, a prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório pode ser decisiva para evitar complicações respiratórias graves e salvar milhares de vidas. A conscientização e a imunização são, portanto, medidas indispensáveis para frear esse avanço silencioso do vírus.